O que é Branding?
Porque você deve investir na criação e gestão da identidade visual da sua empresa?
Primeiro pergunte-se:

Qual a importância de uma marca para a minha empresa?

E por que algumas marcas parecem melhores, mesmo entregando produtos e serviços tão bons quanto os meus?

Antes de qualquer coisa precisamos entender o que é uma Marca.

Conceito: Marca é um termo usado para definir o conjunto de elementos que dá identidade a uma empresa, ou seja, uma representação exata do que ela faz, seus valores e objetivos.

Ela está presente no seu logotipo, no design de seus produtos e até mesmo na conduta de seus funcionários.

Podemos concluir que a Marca ou se preferir, Identidade Visual, acompanha a empresa em toda a sua trajetória, e num mercado extremamente competitivo, ter uma marca com uma forte presença visual é fundamental para o sucesso.

O papel do Branding é auxiliar ativamente na construção dessa presença, por tanto, empresários que valorizam essa linha de raciocínio investem pesado neste serviço.

Uma marca feita com propósito influencia diretamente na personificação da empresa, formando na mente do prospecto uma identidade única, daí o nome Identidade Visual.

Mas não basta apenas criar um belo logotipo. Fazer branding envolve também gerir como seus consumidores percebem a sua marca e como isso influencia as decisões de compra.

Primeiro pergunte-se:

Qual a importância de uma marca para a minha empresa?

E por que algumas marcas parecem melhores, mesmo entregando produtos e serviços tão bons quanto os meus?

Antes de qualquer coisa precisamos entender o que é uma Marca.

Conceito: Marca é um termo usado para definir o conjunto de elementos que dá identidade a uma empresa, ou seja, uma representação exata do que ela faz, seus valores e objetivos.

Ela está presente no seu logotipo, no design de seus produtos e até mesmo na conduta de seus funcionários.

Podemos concluir que a Marca ou se preferir, Identidade Visual, acompanha a empresa em toda a sua trajetória, e num mercado extremamente competitivo, ter uma marca com uma forte presença visual é fundamental para o sucesso.

O papel do Branding é auxiliar ativamente na construção dessa presença, por tanto, empresários que valorizam essa linha de raciocínio investem pesado neste serviço.

Uma marca feita com propósito influencia diretamente na personificação da empresa, formando na mente do prospecto uma identidade única, daí o nome Identidade Visual.

Mas não basta apenas criar um belo logotipo. Fazer branding envolve também gerir como seus consumidores percebem a sua marca e como isso influencia as decisões de compra.

Branding: Construindo uma marca de sucesso.
Logotipo

Iconizando o que a sua empresa faz e representa.

O logotipo carrega uma grande responsabilidade durante a construção de uma marca.

Podemos dizer que é um dos principais elementos visuais que compõe esse processo. Afinal, é dele que deriva toda a composição dos veículos de divulgação usados pela empresa.

A concepção de um logotipo demanda planejamento, pesquisa e muita criatividade, e para ser eficiente, deve cumprir uma série de requisitos.

Uma parte importante do processo criativo é a aplicação das leis de Gestalt. Um estudo da psicologia moderna que teve seu início em 1870 e definiu de modo estruturado o modo como nós percebemos um objeto, ou nesse caso, a sua marca.

Por entender essa estrutura, conseguimos adotar uma metodologia de trabalho que respeita a percepção visual do consumidor, assim conseguimos chegar a conceitos com fácil absorção e boa pregnância.

Outra parte importante do processo é saber com quem a sua marca precisa se comunicar, e para isso precisamos construir o perfil do seu cliente ideal.

Criar uma Buyer Persona nos ajuda a compreender o modo como seus potenciais clientes respondem aos estímulos visuais, e isso nos ajuda a definir cores, formas e traçados.

Veja o nosso logo por exemplo:

Chegamos a conclusão de que a sombra 3d de um hipercubo representa bem a nossa capacidade de percepção, e pesquisas também mostraram boa receptividade a formas hexagonais por parte dos prospectos.

Após a concepção do simbolo do nosso logotipo, o próximo passo foi definir tipografia e paleta de cores, que também foram guiadas por pesquisas.

Logotipo

Iconizando o que a sua empresa faz e representa.

O logotipo carrega uma grande responsabilidade durante a construção de uma marca.

Podemos dizer que é um dos principais elementos visuais que compõe esse processo. Afinal, é dele que deriva toda a composição dos veículos de divulgação usados pela empresa.

A concepção de um logotipo demanda planejamento, pesquisa e muita criatividade, e para ser eficiente, deve cumprir uma série de requisitos.

Uma parte importante do processo criativo é a aplicação das leis de Gestalt. Um estudo da psicologia moderna que teve seu início em 1870 e definiu de modo estruturado o modo como nós percebemos um objeto, ou nesse caso, a sua marca.

Por entender essa estrutura, conseguimos adotar uma metodologia de trabalho que respeita a percepção visual do consumidor, assim conseguimos chegar a conceitos com fácil absorção e boa pregnância.

Outra parte importante do processo é saber com quem a sua marca precisa se comunicar, e para isso precisamos construir o perfil do seu cliente ideal.

Criar uma Buyer Persona nos ajuda a compreender o modo como seus potenciais clientes respondem aos estímulos visuais, e isso nos ajuda a definir cores, formas e traçados.

Veja o nosso logo por exemplo:

Chegamos a conclusão de que a sombra 3d de um hipercubo representa bem a nossa capacidade de percepção, e pesquisas também mostraram boa receptividade a formas hexagonais por parte dos prospectos.

Após a concepção do simbolo do nosso logotipo, o próximo passo foi definir tipografia e paleta de cores, que também foram guiadas por pesquisas.

Manual: Padronizando a marca e os tipos de mídia
Manual da Identidade Visual

Estabelecendo um padrão de comunicação com seu público.

O Manual da Identidade visual tem como objetivo principal, garantir a integridade da marca.

É nesse manual que a empresa regulamenta e normatiza o uso correto e padronizado da sua marca.

Detalhes como redução mínima, padrão de cores, disposição, tipografia, cores e muitas outras informações são cobertas no manual.

Além de padronizar questões quanto a forma e aparência da marca, o manual da identidade visual também tem outra função: Estabelecer um padrão de comunicação com seus consumidores.

O modo como você se comunica com o seu público e os veículos de mídia que a empresa usa para isso é o que vai definir o resultado de suas campanhas de marketing.

Nesse caso, ter o perfil de uma ou mais Buyer Personas é fundamental.

Saber onde e como o seu cliente busca informações, lugares que ele frequenta, interesses e outras informações demográficas, nos ajudam a definir os veículos de mídia mais eficientes.

Manual da Identidade Visual

Estabelecendo um padrão de comunicação com seu público.

O Manual da Identidade visual tem como objetivo principal, garantir a integridade da marca.

É nesse manual que a empresa regulamenta e normatiza o uso correto e padronizado da sua marca.

Detalhes como redução mínima, padrão de cores, disposição, tipografia, cores e muitas outras informações são cobertas no manual.

Além de padronizar questões quanto a forma e aparência da marca, o manual da identidade visual também tem outra função: Estabelecer um padrão de comunicação com seus consumidores.

O modo como você se comunica com o seu público e os veículos de mídia que a empresa usa para isso é o que vai definir o resultado de suas campanhas de marketing.

Nesse caso, ter o perfil de uma ou mais Buyer Personas é fundamental.

Saber onde e como o seu cliente busca informações, lugares que ele frequenta, interesses e outras informações demográficas, nos ajudam a definir os veículos de mídia mais eficientes.

Mídia e Papelaria: É hora de tirar do monitor.
Apresentação da Mídia e Papelaria

Transformando em realidade tudo o que foi construído.

A apresentação da mídia e papelaria é uma maneira de mostrar ao empresário uma projeção exata desse material depois de impresso.

Assim ele consegue ter uma boa visão do que que foi construído e de como vai conduzir suas campanhas de marketing.

Com tudo definido e aprovado, é hora de fechar o material e enviar para a produção. O envio do material em PDF fechado vai garantir a integridade do que foi aprovado.

As gráficas que oferecem serviço de impressão rápida possuem designers capazes e eficientes, mas eles não fizeram parte do processo criativo, portanto desconhecem os fatores que ajudaram a chegar aquele determinado conceito.

Por essa razão, caso haja necessidade de usar um serviço rápido, leve consigo o manual da identidade visual e apresente ao designer que cuidará da arte do seu material.

Com esse documento em mãos ele poderá ter uma visão mais clara do conceito e produzir a sua mídia de acordo com o que foi previamente planejado.

No entanto, é bom que antes, verifique a disponibilidade dos criadores da sua marca, afinal, é importante que o material que irá compor o marketing da sua empresa expresse com exatidão tudo o que foi agregado a sua marca.

Apresentação da Mídia e Papelaria

Transformando em realidade tudo o que foi construído.

A apresentação da mídia e papelaria é uma maneira de mostrar ao empresário uma projeção exata desse material depois de impresso.

Assim ele consegue ter uma boa visão do que que foi construído e de como vai conduzir suas campanhas de marketing.

Com tudo definido e aprovado, é hora de fechar o material e enviar para a produção. O envio do material em PDF fechado vai garantir a integridade do que foi aprovado.

As gráficas que oferecem serviço de impressão rápida possuem designers capazes e eficientes, mas eles não fizeram parte do processo criativo, portanto desconhecem os fatores que ajudaram a chegar aquele determinado conceito.

Por essa razão, caso haja necessidade de usar um serviço rápido, leve consigo o manual da identidade visual e apresente ao designer que cuidará da arte do seu material.

Com esse documento em mãos ele poderá ter uma visão mais clara do conceito e produzir a sua mídia de acordo com o que foi previamente planejado.

No entanto, é bom que antes, verifique a disponibilidade dos criadores da sua marca, afinal, é importante que o material que irá compor o marketing da sua empresa expresse com exatidão tudo o que foi agregado a sua marca.

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